Você pode até pensar que usar neon não é para “todo mundo”, mas acredite que acrescentar um pouco de cor ao seu look pode fazer toda a diferença

Apesar de ser considerado “chamativo” por muita gente, o neon está entre as principais tendências de beleza fora do Brasil e está tomando  conta das unhas , cabelos e, claro, das roupas. Muitas mulheres ja aderiram a uma (ou várias) peças de roupa neon para compor um look cheio de atitude.

Apesar de estarem fazendo bastante sucesso agora, não é a primeira vez que uma peça de  roupa neon  fica em evidência no mundo da moda. Esta energia da moda neon já havia ganhado destaque nas ruas durante a década de 1980.

Neste período, principalmente com a ascensão da era “Disco Music”, alguns itens, como brilho, peças de lurex, ombreiras, vinis, plástico e, claro, neon, chamaram muita atenção. Com a volta da  moda retrô  e a inspiração para se vestir sendo encontrada em roupas das décadas passadas, não é estranho que coisas que já foram tendência voltem a aparecer por aí. 

Atualmente, estamos vivendo uma era futurista e essa é uma das grandes razões para cores tão vibrantes estarem em alta. A roupa neon também chega para contrapor as tendências anteriores e as cores pasteis que apareceram nas paletas de outono/inverno .  O neon voltou a aparecer nas ruas em 2017, mas, na época, não chegou a fazer muito sucesso. 

Nas passarelas, essa tendência já apareceu em apostas nas coleções de verão 2018 e inverno 2019. Além disso, as peças vibrantes estão muito em alta no verão dos Estados Unidos e Europa e não devem demorar para chegar por aqui, aparecendo principalmente nos editoriais de moda e nas roupas de academia. 

As cores comunicam muito e até mesmo quem não é fã do neon, vai acabar aderindo alguma peça, mesmo que ela esteja no detalhe de um viés ou acessório, justamente, porque nos remete à ação, movimento, vivacidade.

Para o dia-a-dia, porém, usar neon não é tão simples assim.  Em ambientes menos formais, essas cores são fáceis e podem ser usadas no esmalte ou até na cor da blusinha, calça ou sapatos. Para ambientes formais, é preciso tomar muito cuidado, pois elas tiram a sobriedade do visual, então deixe para usar o neon em algum acessório no dia do ‘casual day’.

Combinar uma cor neon num look camiseta e jeans, por exemplo, o que pode ser a melhor opção para um dia mais casual, mas realmente é importante se lembrar de que existem situações certas para usar esse tipo de look. “São ideais para ambientes informais, mas a pessoa que usar também tem que ter uma personalidade ousada e ser arrojada o suficiente para carregar essa produção.”

Investir em acessórios também é uma boa alternativa, como bolsas, sapatos, brincos, colares e ate cor do esmalte.

Entretanto, isso não significa que o neon não possa ser transformado de “divertido” para “chic”. Apostar em looks “all black”, ou seja, composto inteiramente por peças pretas e colocar um casaco neon por cima, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Do mesmo jeito, apostar na cor vibrante e combinar essa peça com os acessórios e sapatos certos também podem trazer elegância.

O look com todas as peças de roupa neon também é válido para aquelas mulheres que gostam de sempre estar acompanhando as novas tendências da estação, ou aquelas que já costumam usar esse tipo de cor no cotidiano. 

Seguir um estilo “hi-lo”, ou seja, misturar os estilos casual e o chique, também pode ser uma solução. Para seguir essa dica, basta incorporar apenas um item neon no visual ou, se for apostar no look completo, não abusar na maquiagem ou nos acessórios, para manter o equilíbrio. 

Para aquelas que nunca usaram uma peça de roupa neon antes, mas está pensando em ousar nessa nova temporada, a dica é ir aos poucos. Comece nos detalhes e acessórios, assim você vai se acostumando com a energia da cor no seu dia-a-dia. 

Mas ainda mais importante é se conhecer e saber os seus gostos. 

Então, a dica antes de entrar de cabeça em algo novo é considerando sempre a própria personalidade, assim como os lugares que frequenta no dia-a-dia, como local de trabalho, por exemplo. 

Outra dica importante é lembrar que a moda sempre muda e é passageira, então antes de investir muito dinheiro em uma peça de roupa neon, analise quantas vezes ela pode ser usada. A moda tem que ser usada a nosso favor e não o contrário, mas só entendemos mais isso quando sabemos o nosso próprio estilo.

Entretanto, quando uma nova moda surge por aí, também é a oportunidade perfeita para experimentar e sair da zona de conforto. Uma boa ideia é começar a pesquisar referências em sites como o Pinterest — que reúne bilhões de ideias de beleza, decoração, artesanato e moda —, por exemplo, ou se inspirar naquele artista que é considerado “ícone da moda”. 

Para finalizar: Chegou a vez do neon dar o ar da graça, nos trazendo leveza, alegria, muita energia e vivacidade, e é disso que estamos precisando neste momento 🙂